PESQUISA DE MERCADO PARA ABERTURA DO ESPAÇO DE BRONZEAMENTO
Entenda a importância de fazer uma pesquisa de mercado e como fazê-la
Se você chegou até aqui é porque você está fazendo uma pesquisa de mercado, ou pelo menos tentando fazer uma pesquisa em relação ao segmento de bronzeamento.
Não é uma pesquisa fácil, em virtude da pouca literatura existente em relação a esse segmento, porque é um segmento novo que não tem uma coleta de dados unificada para que possamos mensurar os resultados. Mas, de antemão, a minha experiência e os meus resultados me permitem lhe assegurar que é um mercado bastante promissor. Traçando seus objetivos, suas metas e suas estratégias, você também conseguirá usufruir desse mercado.
A pesquisa de mercado é um instrumento fundamental para orientar o empreendedor em relação às decisões a serem tomadas sobre o seu espaço de bronzeamento, principalmente em relação aos investimentos que serão necessários.
Todo negócio, antes de ser iniciado, deve começar por uma pesquisa de mercado e no segmento de bronzeamento não é diferente. Apesar de muitos acreditarem que só em ver um espaço de bronzeamento lotado, já é uma pesquisa de mercado que entrega respostas e resultados.
A pesquisa serve como uma orientação para o empresário entender qual é o potencial do negócio e obter conhecimento amplo em relação às variantes que podem existir dentro dele, assim como as oportunidades de crescimento e fontes complementares. Também dá visão em relação ao investimento que precisa ser feito ou qual é o investimento necessário para você começar o seu negócio. Você ainda consegue mensurar o prazo para colocar seu empreendimento em ação e o prazo do retorno financeiro em cima do investimento que vai ser feito para seu espaço de bronzeamento.
A visão ampla do negócio, proporcionada pela pesquisa, considera os componentes de mercado e os dados que se obtém, tornando possível criar algo que tenha um diferencial, promovendo uma inovação dentro do segmento e traçando uma estratégia para que isso possa trazer o retorno necessário para o negócio.
O que você obtém ao fazer uma pesquisa de mercado:
Fatores que geram oportunidades
Ameaças externas
Perfil de cliente
Pontos fortes e fracos da concorrência
Serviço que vai ser ofertado
Não existe uma fórmula pronta para uma pesquisa de mercado, mas existem alguns passos que você pode seguir para conseguir coletar os dados necessários para que a sua pesquisa seja eficiente.
Anote o máximo de informação que você puder obter em relação a cada um desses itens abaixo, pois sempre poderá consultá-los quando precisar chegar a uma conclusão em relação a seu negócio..
Pesquise sobre os seus concorrentes. Quanto tempo ele tem no mercado? Qual é o seu ponto forte e qual o público-alvo que ele atende? Ex: jovem, adulto, hippie, fitness etc. É muito importante entender o diferencial da sua concorrência! Enumere os concorrentes 1, 2 e 3, colete os pontos fortes de cada um deles e aponte qual vai ser o seu diferencial em cima desses pontos. Muitas pessoas pensam em construir o diferencial somente em cima dos pontos fracos dos concorrentes, faça a diferença.
Converse com pessoas que já estão nesse segmento há mais tempo. Procure saber quais foram suas principais dificuldades no início, como elas superaram essas dificuldades e o que foi primordial para que elas se estabelecessem no mercado e fossem reconhecidas pelo que elas fazem hoje.
Nem sempre você vai encontrar apoio dentro de casa. Muitos vão perguntar quem vai pagar para se bronzear com você, se tem sol e praia gratuitos, então é importante você se blindar em relação a alguns comentários que podem vir de pessoas que não estão dentro do negócio e não entendem como ele funciona. Não faça pesquisa de mercado baseada nas pessoas da sua casa, pois não sustenta as respostas necessárias e ainda pode gerar frustrações.
Converse com os fornecedores de produtos para saber se tem algum distribuidor próximo a sua localização e como você faz para ter acesso fácil e rápido aos produtos de bronzeamento.
Defina o seu público-alvo. Entenda quais são os diferenciais que ele gostaria de receber dentro do seu atendimento, pesquise sobre seus gostos, costumes, músicas, hábitos etc, porque tudo isso vai te ajudar a criar um serviço diferenciado para o seu público-alvo.
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